Registro SPF

Registro SPF

O que é registro SPF e como deve ser feito?

Registro SPF (Sender Policy Framework) é necessário para aumentar a eficiência de envios de email marketing para seus clientes. Aqui vou explicar detalhadamente por que e como realizá-lo.

Este artigo é bastante técnico porém altamente necessário para seu conhecimento, pois influencia diretamente a eficácia dos envios de email mkt para todos que os recebem. É algo exigido por TODAS as ferramentas de email marketing, apesar de ser uma informação ocultada antes de qualquer assinatura de um serviço online de email marketing.

Na verdade, além de aumentar a eficiência dos envios, esta configuração avançada ou registro deste protocolo chamado SPF, também confirma ao serviço online que um determinado domínio está sob sua propriedade e, deste modo, você detém todo tipo de acesso a ele. É como uma “prova” de que foi você mesmo quem comprou o domínio o qual você pretende vincular à empresa online responsável pelos envios.

Caso não haja esta configuração correta do SPF, os emails enviados à sua lista de contatos (ou leads), muito provavelmente, chegarão direto na caixa de SPAM do cliente, ao invés de chegar na CAIXA DE ENTRADA. E a chance do destinatário ler o seu email será reduzida drasticamente à zero ou perto de zero. Enfim, você não quer correr qualquer risco ruim de comunicação, não é mesmo? Então confira este artigo com muita atenção!

Sender Policy Framework (SPF) é um protocolo usado por servidores de email para autenticar emails. É implementado por meio de registros do tipo TXT, conhecidos como registros SPF. Neste artigo, falaremos sobre questões práticas e como evitar problemas comuns de SPF. O foco estará no segundo erro mais comum ao configurar vários registros SPF para um único domínio.

CONFIRA ABAIXO UM PRESENTE PRA VOCÊ:

Bônus: Clique na imagem abaixo e assista agora uma aula gratuita de estratégias de tráfego pago para Facebook.

Facebook - Registro SPF
Clique na imagem e assista agora uma aula gratuita de estratégias de tráfego pago para Facebook.

Não use vários registros SPF!

Um nome de domínio NÃO DEVE ter vários registros que possam causar uma verificação de autorização para selecionar mais de um registro.

Na prática, vários registros SPF de seu domínio serão recusados ​​pelo servidor do destinatário, então qual é o ponto de ter mais de uma entrada? Via de regra, a duplicação do registro TXT do DNS ocorre por acidente ou desinformação técnica. Acompanhe o seguinte exemplo:

Um novo provedor de serviço de e-mail, digamos Mailgun, solicita que você crie um registro SPF. Mas você esquece que já tem um registro de funcionamento do Gmail e cria um novo. Então no final das contas, você terá duas entradas SPF como segue abaixo:

v=spf1 include:_spf.google.com ~all

v=spf1 include:mailgun.org ~all

Como regra geral dos servidores:
Vários registros SPF falharão na autenticação SPF.

Como verificar a existência de meu registro SPF?

A melhor maneira de validar um registro SPF para seu domínio é usar uma ferramenta específica. Vamos ver como algumas ferramentas funcionam pesquisando o registro SPF do domínio exemplo chamado mailtrap.io. Na verificação, não precisa escrever WWW antes do domínio.

SPF Record Check

Este serviço fornece diagnósticos detalhados do registro SPF. Basta inserir seu nome de domínio ou endereço IP e clicar no botão. Você também pode verificar outras informações, como registros MX, DNS, reputação do remetente e muito mais. Para acessá-lo, clique aqui.

SPF Record Check 1024x717 - Registro SPF
Este serviço fornece diagnósticos detalhados do registro SPF.

SPF Record Lookup

SPF Lookup da Easy DMARC enfatiza as pesquisas de um domínio específico. O resultado da validação é a árvore de pesquisa SPF que você pode expandir para encontrar pesquisas principais e adicionais. Seu link pode ser acessado aqui.

easydmarc.com  - Registro SPF
PF Lookup da Easy DMARC enfatiza as pesquisas de um domínio específico.

Agari.com

A Agari oferece uma ferramenta básica para verificação de registros SPF. Look Up SPF Records mostra apenas o registro válido e fornece alguns insights gerais, como o número de mecanismos de consulta DNS e endereços IP autorizados. Confira a Agari aqui. Veja abaixo:

agari.com  1024x628 - Registro SPF
A Agari oferece uma ferramenta básica para verificação de registros SPF.

Vários registros SPF foram encontrados para meu domínio – O que devo fazer?

Se você estiver usando um grande provedor de e-mail, como Microsoft Exchange ou Gmail, o problema com registros SPF duplicados deve ser corrigido automaticamente.

Provedores de e-mail menores geralmente não oferecem esses recursos inteligentes, então provavelmente você terá que resolver isso sozinho. A melhor solução é mesclar ambas as entradas TXT do DNS em uma versão consolidada. Para fazer isso, expanda a entrada recém-adicionada com os dados da entrada existente, da seguinte maneira:

v=spf1 ip6:2001:4860:4000::/37 include:_spf.google.com ~all

Acima, observamos a junção das 2 linhas abaixo:

 v=spf1 ip6:2001:4860:4000::/37 ~all 

com:

v=spf1 include:_spf.google.com ~all

IMPORTANTE: Ao mesclar vários registros SPF, você pode usar v = spf1 apenas uma vez no início e “all” apenas 1 vez no final.

Outras regras devem ser seguidas para um bom entendimento de programação dos servidores que hospedam domínios e arquivos.

Mais detalhes você encontra no artigo original em inglês para você mesmo confirmar as informações acima e quiser se aprofundar mais. Os detalhes técnicos são bem específicos, mas necessários para a solução completa.

Link para o artigo original: https://blog.mailtrap.io/multiple-spf-records/#Multiple_SPF_records_have_been_found_for_my_domain_-_What_should_I_do

Espero que tenha gostado deste artigo que traduzi com muito carinho e atenção. Ele serve de aprendizado muito rico e avançado de forma interessante e rápida. Fica aqui um grande abraço do Rafa!

Bônus: Clique na imagem abaixo e assista agora uma aula gratuita de estratégias de tráfego pago para Facebook.

Facebook - Registro SPF
Clique na imagem e assista agora uma aula gratuita de estratégias de tráfego pago para Facebook.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, use o Whatsapp pra conversar.