Photoshop para Instagram

Photoshop para Instagram

Como usar o Adobe Photoshop para criar mosaicos no feed do Instagram

Quando postamos no Instagram através do celular, tudo acontece muito rápido e fácil. Porém, é natural que também procuramos diferenciar os perfis de Instagram para causar mais impacto positivo e atrair mais seguidores.

Uma excelente estratégia para você se destacar mais no Instagram, é tornar a sua feed ainda mais atraente e também mais fácil de compreender e ajudar os seus seguidores e até mesmo a si próprio organizar suas idéias, assuntos das postagens diárias.

Por exemplo, numa determinada semana, você deseja postar sobre alimentação. E dentro do assunto alimentação, você deseja postar sobre alimentos integrais. Então, que tal esclarecer aos seus seguidores esta hierarquia ou ordem de assuntos das postagens?

Para este esclarecimento, podemos usar títulos, ou imagens que deixe claro qual assunto você vai abordar naquela semana ou dia ou mês inteiro, isso fica à seu critério. Veja esta idéia abaixo:

Feed de Instagram Mosaico - Photoshop para Instagram

Repare acima que as 3 colunas do feed do Instagram são usadas ao mesmo tempo para dar sentido e completar as palavras do título. Por sua vez, toda postagem abaixo do titulo está dento do assunto a que ele se refere ou informa aos seguidores.

Quer saber tudo como criar blog/site na plataforma WordPress? Então confira essas vídeo aulas gratuitas, basta se inscrever abaixo:

f3p3t5?v1595984131 - Photoshop para Instagram

A dica aqui é explorar as oportunidades permitidas pelas colunas. Assim que entender isso, uma porta de criatividade será aberta para tudo que você puder criar. Então depois disso, basta você…CRIAR!! Veja outro exemplo abaixo:

Feed de mosaico no Instagram - Photoshop para Instagram

Outra dica é buscar inspiração na rede social de imagens Pinterest. Lá você encontra diferentes designs ou exemplos para te inspirar. Tal como o exemplo abaixo:

Design de Feed do Instagram - Photoshop para Instagram

Olha esse exemplo abaixo, que bacana:

Feed Design para Instagram - Photoshop para Instagram

Então, como criar esses feeds no Photoshop? Vamos partir para a prática e deixar tudo pronto num arquivo PSD, então no final do artigo, você encontra o template para baixar, ok? Vamos lá!

  1. Abra o Photoshop e crie um documento com as dimensões de 1080 de pixels de largura por 1080 pixels de altura como mostrado abaixo:
Photoshop para Instagram 1 - Photoshop para Instagram
1080 x 1080 pixels é a dimensão padrão quadrada para posts no Instagram

Caso você queira criar uma arte em apenas 1 quadrado, ou seja, criar apenas 1 post do feed do Insta, basta criar a partir daqui. Para criar mosaicos e designs mais elaborados, temos que aumentar essas dimensões PROPORCIONALMENTE para recriarmos o espaço do feed do Instagram dentro do Photoshop.

Quer saber tudo como criar blog/site na plataforma WordPress? Então confira essas vídeo aulas gratuitas, basta se inscrever abaixo:

f3p3t5?v1595984131 - Photoshop para Instagram

Então, vamos aumentar nossa área de criação ou trabalho (canva) o suficiente para termos uma dimensão de 3 linhas por 3 colunas igual ao feed do Instagram, ou seja, teremos então 9 quadrados (ou 9 posts vazios) do Insta de uma vez só na tela para liberar toda a criatividade em todos eles ao mesmo tempo. Veja só:

2. Vá no menu do Photoshop, procure por Image (Imagem) e pelo ítem Canva Size (tamanho da tela). Aumente os dados conforme figura abaixo:

feed do Instagram - Photoshop para Instagram

Perceba que neste momento, você aumenta o canva (tamanho da tela) em 300%, ou seja, vai triplicar tanto o tamanho da linha quanto o tamanho da altura da sua área de trabalho. Então, você terá a área exata proporcional de 3 linhas e 3 colunas do feed do Instagram.

Agora você vai aprender um grande truque do Photoshop para te ajudar muito a enxergar as 3 linhas e 3 colunas do espaço de trabalho. Agora que o grande Photoshop mostra seu diferencial.

3. Encontre a ferramenta Slice Select Tool (Seletor de Fatias) na barra de ferramentas à esquerda e logo depois clique em Divide (Dividir) logo acima na barra de ferramentas superior, como mostro abaixo:

Photoshop para Instagram 2 - Photoshop para Instagram

Dentro da função Divide (Dividir), aparecerá uma janela na qual basta colocar o numero 3 nos dois campos, então uma mágica acontecerá: a sua área de trabalho será dividida em 9 quadrados na dimensão exata de post para Insta. Cada quadrado terá 1080 pixels de largura e de altura. Confira abaixo:

Photoshop para Instagram 3 - Photoshop para Instagram

Tecle OK e tudo estará pronto para criar um mosaico que ocupe exatos 9 posts ao mesmo tempo. E como faz para esconder as linhas divisórias? Simples, basta teclar Command + H (sistema Apple) ou Control + H (sistema Windows).

Agora é o momento de criar sua arte. Inspirações você encontra no Pinterest.com, Pexels.com e nas ferramentas Crello e Canva. Mas uma foto caprichada criada para o seu assunto também será muito útil, veja só: encontrei na internet a foto abaixo e “abro” (open) ela no Photoshop.

Captura de Tela 2020 08 18 às 23.42.30 - Photoshop para Instagram

Na verdade, eu “abri” a foto dentro do Photoshop e, logo em seguida, realizei o passo 3, aquele da ferramenta Divide (dividir). E também tive que esticar a figura proporcionalmente para que ela ocupasse todo o espaço da área de criação (canva).

Agora, uma nova mágica está para acontecer.

4. Ao teclar o atalho que une as teclas CONTROL + ALT + SHIFT + S (no sistema Windows) e COMMAND + ALT + SHIFT + S (no sistema Apple), o Photoshop te oferece a oportunidade incrível de “exportar” ou “salvar” cada bloco dos 9 separadamente, ou seja, cada quadrado originado pelas linhas de corte se transforma num arquivo de figura (JPG) INDEPENDENTE dos outros quadrados. Veja abaixo:

Captura de Tela 2020 08 18 às 23.56.11 - Photoshop para Instagram
Painel da função “salvar para web” do Photoshop

Os atalhos mencionados acima ativam a função “Salvar para Web”, o que significa salvar configurar vários atributos de uma imagem para que seja a melhor e mais leve possível para ser usada em qualquer aplicativo online, incluindo o Instagram e figuras para sites.

Neste momento, foque apenas em configurar os melhores parâmetros de cada bloco antes de clicar em “Save” (Salvar) o arquivo no seu computador. Confira a figura abaixo:

exportacao Photoshop - Photoshop para Instagram

Repetindo o passo 4 cerca de 9 vêzes, você criará 9 arquivos de figuras diferentes, mas que, se unidos na ordem correta, formam um mosaico de 3 linhas e 3 colunas. São esses 9 blocos que você deve postar no Instagram. Serão 9 postagens que, se postadas na ordem correta, formarão um grande mosaico demonstrando a figura completa e claramente compreensível.

feed Instagram 684x1024 - Photoshop para Instagram

Essas dicas se aplicam tanto com fotos como diferentes artes ou design criadas em quantos quadrados ou blocos você quiser. Então basta usar a ferramenta de divisão para te ajudar a “salvar” ou “exportar” as figuras.

Agora, assista o vídeo abaixo e acompanhe as etapas mais de perto. Confira:

Agora confira abaixo como postar no Instagram na ordem correta:

Quer saber tudo como criar blog/site na plataforma WordPress? Então confira essas vídeo aulas gratuitas, basta se inscrever abaixo:

f3p3t5?v1595984131 - Photoshop para Instagram

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, use o Whatsapp pra conversar.