Passo a passo para construir um Funil de Vendas

Passo a passo para construir um Funil de Vendas

Também chamado de pipeline, o funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato dele com a empresa até o fechamento do negócio.

É formado por um conjunto de etapas e gatilhos cujo objetivo é dar suporte à jornada de compra das personas de uma determinada organização.

Em outras palavras, as etapas do funil de vendas estão diretamente ligadas às fases da jornada de compra.

Primeiro passo: desenhe um mapa sobre a jornada de compra do consumidor:

A equipe comercial da empresa ou o próprio empresário deve entrar em contato com o maior número possível de potenciais clientes para entender seus desejos de compra assim como suas dificuldades para efetivar estas compras dentro da jornada.

Segundo passo: descubra e defina o nível de dificuldade ou questão o qual seu Lead enfrenta numa determinada etapa de sua jornada de compra.

Feito isso, você terá condições e novas ideias para realizar a solução. Faça perguntas para seu potencial cliente e lead tais como: em qual momento meu Lead descobre que precisa implementar uma solução para o problema? Ele consegue chegar até esse estágio sozinho? Como podemos garantir que ele atinja esse estágio?

Terceiro passo: tenha claramente etapas definidas do seu funil. Podem ser elas: Visitantes, Leads, Oportunidades, Clientes.

O seu funil de vendas deve ter estratégias convincentes e interessantes para que o visitante se torne um lead registrado e interessado contido em sua carteira de clientes, fato que o torna uma oportunidade de venda. Após a primeira compra, o lead se transforma em cliente, o qual deve ter atenção redobrada para ele continuar como um fiel cliente e potencial comprador de novos produtos relacionados ao produto original.

Quarto passo: melhore e escale o seu funil de vendas.

Após construir o funil de vendas, é preciso pensar em como escalar a operação e fazer com que o time siga o processo para conversão de novos clientes. Vários indicadores de performance e eficiência podem indicar qual a melhor forma de escalar, em qual direção ir e quais potenciais clientes podem ser reaproveitados para novas experimentações.

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