Parâmetros UTM simplificados – Dicas

Parâmetros UTM simplificados – Dicas

Parâmetros UTM? Já ouviu falar disso?

Uma pergunta que todo profissional de marketing comumente se fazem é: Quando e como usar os parâmetros UTM?

Mas, se você sequer sabe o que são são parâmetros UTM?  Então, não deixe de conferir este artigo.

Parâmetros UTM – O que são?

A sigla UTM refere-se a Urchin Traffic Monitor ou Urchin Tracking Module.

Na verdade, o parâmetro UTM é adicionado ao final de uma URL.  Ele tem como finalidade auxiliar no rastreamento das informações sobre o domínio de referência.

Dessa forma, as informações são facilmente encontradas e armazenadas no Google Analytics.

Parâmetros UTM e quando usar cada um deles

Primeiramente, listarei as 4 dicas de parâmetros UTM e a sugestão de quando usar cada um deles e no tópico seguinte como usar, ok?

Então, espero que você goste!

Fonte

A fonte refere-se ao local de onde as pessoas estão vindo.  Desta forma, utilize isso para para representar onde estará postando o link. 

Ademais, sempre utilize uma versão em minúscula do domínio como por exemplo, “inbound”, “growthhackers” e “facebook”.

Campanha

Trata-se de um esforço em grande escala, ou melhor, o motivo, pelo qual está criando o link. 

Dessa forma, pode incluir por exemplo “promoção de verão” ou “grupo de encontro”.

É necessário ressaltar que é possível separar esforços com muita facilidade utilizando 1 ou 2 palavras-chave personalizadas dentro desses dois parâmetros.

Há ainda mais 2 parâmetros UTM, porém estes são utilizados com menos frequência, mas você pode adicioná-los em campanhas que tenham execução grande.

Na verdade, eles são mais úteis ao exibir os anúncios pagos do que em qualquer outro momento específico.

Dessa forma, os dois parâmetros são:

Termo

Refere-se a palavra-chave utilizada no anúncio e é muito útil para os anúncios do AdWords.

Conteúdo

Faça sempre uso da palavra-chave no título de um anúncio. 

Um exemplo é o caso de fazer um chamariz com “Obter e-book” e “Inscreva-se agora”.

Utilize-os como CTAs neste parâmetro. Agindo dessa forma, estará utilizando corretamente os parâmetros UTM.

Estes parâmetros podem ser adicionados no final do link e assim, será rastreado no no Google Analytics.

Parâmetros UTM – Como utilizar

Diariamente, as pessoas utilizam os parâmetros UTM, porém de forma errada.

Assim, listei 5 formas corretas de utilizar os parâmetros UTM.

Jamais faça compartilhamento de um link mostrando os parâmetros UTM dentro do link .

Não seja mais amador!  Você tem que pegar este link e reduzi-lo!  Isso, você pode fazer utilizando o Rebrandly.

Não utilize letras maiúsculas

Jamais utilize letras maiúsculas!

Portanto, tenha sempre em mente que as letras minúsculas são muito mais simples e também impedem que tenha 2 campanhas iguais.

As palavras-chave devem ser específica

O rastreamento UTM é muito valioso e ao compartilhar algo no Twitter, é necessário utilizar a palavra-chave específica.

Portanto, nada de palavras genéricas, mas sim específicas.

Não utilize espaços, mas sim traços

Muitas pessoas costumam colocar espaços na URLs, ele será transformado em %20.

Porém, o correto é utilizar traços. Dessa forma, não cometa mais erros, ok?

Utilize palavras-chave iguais 

Se estiver executando campanha para a promoção de verão, por exemplo e ela não tiver um nome, então utilize “promoção de verão” e não qualquer outra palavras, ok?

E aí, gostou das dicas?  Então, deixe o seu comentário.

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