O que é Gestão da Qualidade?

Muitas empresas possuem diferentes desafios dentro da área de requisitos de testes e muitas delas compartilham um desafio interessante: sempre trabalhar com melhoria contínua de seus processos de qualidade.
Dentro desta melhoria contínua, podemos delinear o conceito de Gestão da Qualidade:
Gestão da Qualidade: É todo o gerenciamento das atividades dentro dos processos de QA e QC.
Controle de Qualidade (QC): Concentra-se em testar o produto após o desenvolvimento, mas antes dele ser liberado em ambiente de produção e tem como objetivo encontrar defeitos.
Todas as decisões, boas ou más, já foram tomadas dentro do processo de desenvolvimento de software ou de um produto quando chega a hora do controle de qualidade. Portanto é um processo reativo.
Atividades comuns dentro do QC são a inspeção, especificação e execução de teste.
Garantia de Qualidade (QA): Destina-se para a prevenção de defeitos, centrando-se em melhorar os processos utilizados para o desenvolvimento dos produtos. É um processo proativo.
Atividades comuns dentro QA são melhoria contínua dos processos, seleção de ferramentas, treinamentos, etc.
Os resultados e observações feitas no Controle da Qualidade devem alimentar o modo como trabalhamos com a Garantia da Qualidade.
Controle de Qualidade é onde podemos localizar os erros, e a Garantia da Qualidade é a ferramenta para melhorar continuamente o processo de desenvolvimento de software.
0 Comentários