2 Passos para obter Domínio e Hospedagem de site

2 Passos para obter Domínio e Hospedagem de site

Como obter Hospedagem de Sites com todos os recursos e o melhor custo-benefício. Saiba os passos necessários para vincular hospedagem e domínio.

O que é uma hospedagem de sites?

empresa de hospedagem 1024x682 - 2 Passos para obter Domínio e Hospedagem de site

Hospedar um site significa transferir os arquivos e códigos fonte da criação do seu site para um servidor, ou seja, um computador com capacidade enorme de armazenamento mantido numa empresa que também oferece muitos outros serviços de comunicação relacionados à Internet.

Qual a diferença entre Hospedagem e Domínio?

Enquanto a hospedagem de sites armazena os arquivos de cada página de site que você criar, o domínio é o endereço de internet (como este: www.exemplo.com.br) o qual as pessoas vão digitar no navegador para chegar ao seu site.

Hospedagem de sites - 2 Passos para obter Domínio e Hospedagem de site

Por isso é importante escolher um nome de domínio que remeta ao seu produto, sua empresa ou serviço. Além disso, o nome do domínio também fará parte dos muitos emails que você poderá criar.

Quais as empresas de hospedagem de sites mais interessantes em custo-benefício?

Acredito que as empresas mais utilizadas no Brasil são Locaweb e Hostgator e a competição de valores das mensalidades é bastante acirrada. As 2 empresas são tradicionais e estão presentes no mercado brasileiro há muito tempo, mas isso não impede de uma nova empresa surgir com mensalidades ainda mais baratas e com serviços mais fáceis.

hostinger hospedagem de sites 1024x522 - 2 Passos para obter Domínio e Hospedagem de site
Imagem do site da Hostinger, empresa de hospedagem.

Com mensalidades atraentes e painel fácil de usar, sugiro a empresa chamada Hostinger. Ela oferece uma painel de controle dos seus serviços online mais fácil de navegar e compreender, além de planos interessantes.

CONHEÇA MAIS SOBRE A EMPRESA HOSTINGER: CLIQUE AQUI.

Onde compro domínio?

Embora as empresas de hospedagem vendam domínios junto aos planos, é recomendável que o domínio seja adquirido separadamente.

Por que isso?

Por que ao comprar o domínio em separado, você garante a posse do mesmo. Do contrário, seu domínio fica em posse da empresa de hospedagem. E caso você queira mudar de empresa da hospedagem, a transferência do domínio para outra empresa será bastante burocrática.

Além disso, quando você compra o domínio na instituição Registro.br, você terá mais um painel de controle exclusivo para gerenciar seus domínios. Portanto, o controle deles será totalmente seu. Jamais será de outra empresa ao menos que você transfira a “posse” do domínio para outra empresa ou até mesmo para outra pessoa física.

Registro.br: Compra e venda de Domínios nacionais

Registro.br domínio 1024x538 - 2 Passos para obter Domínio e Hospedagem de site
Site da Instituição Registro.BR responsável pela compra e venda dos domínios brasileiros.

Existe uma instituição nacional chamada Registro.br. Ela é responsável pelo gerenciamento de compra e venda dos domínios brasileiros. No site Registro.BR, é possível comprar domínios nacionais com várias opções de categorias e terminações.

Ao comprar domínio na Registro.BR, você terá um painel de controle simples contendo uma lista de todos os domínios comprados, os quais você pode manter o pagamento ou encerrar a aquisição de um domínio específico.

Os domínios com pagamento em dia (o pagamento mínimo é de R$ 40,00 por ano) recebem o status de “ativo” enquanto os domínios ausentes de pagamento recebem o status de “congelado” ou “expirado”.

CONFIRA OUTRO ARTIGO SOBRE DOMÍNIOS, CLIQUE AQUI.

O que fazer após comprar um domínio e um plano de hospedagem?

Após investir num domínio e na hospedagem, a tarefa final é vincular os 2 serviços para que o domínio adquirido “aponte” para a hospedagem e assim permite que os arquivos do site sejam “lidos e interpretados” pelo navegador ao digitar o endereço do site, ou seja, o próprio domínio.

Hospedagem de sites 1 - 2 Passos para obter Domínio e Hospedagem de site

Este vínculo acontece quando uma linha de configuração da hospedagem é inserida na configuração de dentro do domínio. É uma tarefa bastante técnica porém fundamental para o site ser acessível por todos os usuários da internet.

A tarefa termina quando se digita o endereço de DNS fornecido pela empresa de hospedagem num campo específico no painel de configuração da Registro.BR. Para ajudar a esclarecer os passos desta configuração técnica, confira o vídeo abaixo:

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, use o Whatsapp pra conversar.